Grupos 2024

Colômbia

BALLET FOLCLÓRICO DE NOBSA

Grupo de formação de talentos na área da dança, no âmbito dos Programas de Formação da FUNDACIÓN BALLET FOLCLÓRICO DE NOBSA COLÔMBIA; a sua abordagem cultural não tem exceção rítmica, já que todos os tipos são interpretados de dança Fundada por Yeison Andrés Torres Silva em 23 de julho ano de 2014 com o objetivo de motivar crianças, jovens e adultos dos 5 aos 60 anos. A verdade é que a dança é mais do que uma expressão artística, porque nela se reúnem histórias de vida e de comunidades inteiras. Portanto, a forma particular como dançamos vai de acordo com a marca histórica das comunidades. Nossas danças recriam em grande parte o impacto da história colombiana em ambientes regionais. É assim que o repertório reflete o papel da dança na Colômbia, que tem sido excelente medida definida por diversas culturas deixando um legado e expressando suas crenças, experiências e sobrevivências de fatos antigos que marcam suas raízes independente de classe sociais e raciais (mestiços, negros, mulatos).

Coreia

SOCIETY FOR THE PRESERVATION OF FOLK DANCES AND SONGS OF PALTAN

Considerada Património Cultural Imaterial de Gyeonggi-do, o Grupo de Danças e Cantares Folclóricas de Hwaseong Paltan, têm como objectivo principal e com forte empenho, em restaurar e transmitir as tradições, danças e cantares folclóricas locais da área de Paltan, que foram transmitidas oralmente e estão em perigo de desaparecer devido à mecanização de agricultura. Grupo com larga experiência em festivais, os seus membros fundiram-se neste objectivo comum e são provenientes de outros grupos folclóricos da região. É a primeira vez que participa no FOLKMONÇÃO como grupo, no entanto alguns destes componentes já marcaram a sua presença neste evento no ano de 2011.

Espanha

ASOCIACIÓN DE COROS Y DANZAS MAZANTINI

O Grupo de Coros e Danças sempre soube representar a beleza e a pureza do folclore espanhol, especialmente de La Mancha. Além disso, possui um vasto repertório de toda a Espanha com o qual encantou o público em inúmeras ocasiões, tanto na província como na região, bem como no resto de Espanha e no estrangeiro. Participou em festivais, concursos e conferências e representou Espanha em numerosos países como Mónaco, Suíça, França, Argélia, Bélgica, Estados Unidos, Marrocos, Grã-Bretanha, Portugal, China, Itália, Polónia, Síria, Japão, Porto Rico ou México. Interessa destacar a sua participação no espetáculo “Arraigo” no Teatro de la Zarzuela por dois anos consecutivos (1992-1993). O espetáculo foi organizado pelo Ministério da Cultura e visitado na sua inauguração pela Infanta Doña Elena de Borbón (familia real de Espanha). Dentro da geografia espanhola, o grupo visitou todas as províncias espanholas, destacando as suas actuações nos mais importantes festivais, tanto nacionais como internacionais, e muitos deles repetidamente ao longo da sua longa carreira.

México

BALLET FOLKLÓRICO DEL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE CELAYA

O Ballet Folclórico do Instituto Tecnológico de Celaya foi fundado em março de 1974. Desde então, seu objetivo fundamental tem sido preservar e difundir a dança tradicional mexicana para preservar as raízes da identidade nacional. Conta com uma grande participação de jovens e um amplo repertório de danças do México, com as quais divulga com orgulho a imagem cultural do Instituto Tecnológico de Celaya em todo o país e além. Em 2013, o BFITC é credenciado como grupo CIOFF, Colaborador Oficial da UNESCO, esta acreditação deu o objetivo da empresa universitária de buscar a qualidade do seu trabalho cénico. Já representou o seu país em vários festivais nacionais e mundiais importantes, como França – Inglaterra – Turquia – Peru – Colômbia – Argentina Canadá – Guatemala – EUA.

Panamá

ANDRÉS VALIENTE | DANZAS Y PROYECCIONES FOLKLÓRICAS

ANDRÉS VALIENTE, DANÇAS E PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS, foi criada em 16 de janeiro de 1995 na província de Colón, no setor atlântico da República do Panamá. Dirigida há 27 anos pelo Dr. Eduardo Hansell, conta com um elenco de 45 bailarinos entre crianças, jovens e adultos e músicos. Seu principal objetivo é a divulgação das danças folclóricas panamenhas com propostas criativas sem perder a essência da tradição, a fim de contribuir para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Panamá e sua transferência de geração em geração. A nível internacional têm representado o Panamá em mais de 19 países como México, Colômbia, Costa Rica, Equador, Argentina, Venezuela, Brasil, Peru, Chile, Canadá, Guatemala, Hungria, Ucrânia, Bélgica, França, Uruguai, Turquia e Grécia. Membro da seção nacional do CIOFF Panamá há 13 anos, o seu diretor é o atual delegado nacional do CIOFF Panamá.

Sérvia

FOLK DANCE GROUP SREM

O Grupo de Dança Folclórica “SREM’’ foi fundado por um grupo de jovens em 1948, como Grupo Educacional Cultural,,Estrela Vermelha”. No início dos anos 60, o grupo ganha o nome que tem hoje, liderado por Slavka Jezdimirovic-Zelenika, como peça-chave na constituição deste grupo. O Grupo experimentou uma grande expansão em 1975, quando passou a se apresentar em eventos escolares. Nos últimos anos, Branko Puric, um dos maiores especialistas em coreografias e estilo, começou do zero e formou um grupo de alto nível, graças a ele, SREM chega ao topo da sociedade folclórica de Belgrado e da Sérvia. Em 75 anos de existência, foram formados 7.500 jovens associados. Actuou em mais de 20 países e mais de 75 festivais internacionais de folclore. Hoje, mais de 200 membros fazem parte do grupo.

Taiwan

YUAN- YUAN DANCING GROUP

O grupo foi criado em 1994, é liderado pela Sra. Chen Lili, foi selecionado como um dos grupos de dança mais representativos do condado e do governo de Changhua de 2006 a 2011 e entre 2021 e 2023. Além das tradicionais danças chineses e taiwanesas, o grupo tenta incluir a arte popular local de Taiwan e recursos relacionados em sua criação para tornar seu repertório mais variado. A nível internacional atuou em França, Macau, Portugal, Espanha, EUA e diferentes lugares na China como Pequim, Xiamen e Yunan.

Uruguai

BALLET TIERRA ADENTRO

Baseando-se nas raízes folclóricas do Rio da Prata, o “Ballet Tierra Adentro” configura-se como uma companhia independente de dança e música fundada em janeiro de 2010 que busca resgatar o que há de mais valioso em nossas tradições regionais. Esta companhia dirigida pelo coreógrafo e bailarino Carlos Borthagaray, apresenta um produto que responde à fusão de vários estilos com uma abordagem multidisciplinar a nível técnico, cénico e interpretativo. O elenco é formado por profissionais da área tanto da dança quanto da música. A direção musical é liderada por Domingo Bermúdez, artista de alto nível que já participou de diversas turnês internacionais com a companhia. Já são mais de 15 países onde participou em vários festivais internacionais de folclore.

Portugal

RANCHO FOLCLÓRICO CASA POVO BARBEITA

Fundado em 1959, reconhecido internacionalmente, com presenças nos mais reconhecidos festivais mundiais de folclore, integrados no CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais), tendo levado a cultura de Portugal a países como Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Hungria, Ilhas Canárias, Itália, Polónia, Suíça e Turquia. Organizador desde 1986 do Festival Internacional de Folclore “FOLKMONCAO – O MUNDO A DANÇAR”.

Portugal

RANCHO FOLCLÓRICO S. TIAGO SILVALDE | ESPINHO

Fundado em Novembro 1978, fruto de uma Comissão Organizadora nesta Freguesia, para participar no movimento de solidariedade da Cruz Vermelha “A PIRÂMIDE”. É membro efetivo da Federação do Folclore Português desde 1987, e CCD do INATEL, desde 1998.

Sócio fundador em Abril de 2006, da Associação de Folclore do Concelho de Espinho. O nome ao Grupo tem origem no Padroeiro da freguesia: “S. Tiago”, daí o nome de RANCHO FOLCLÓRICO S. TIAGO DE SILVALDE. Representa fielmente os usos e costumes tradicionais da sua terra, “TERRAS DA FEIRA” – Douro Litoral Sul. Tem participado em diversos Festivais de Norte a Sul do país, incluindo a Madeira e organiza anualmente o seu festival desde 1982. A nível internacional, já participou em diversos festivais em Espanha, Ilhas Canárias e Ibiza, França, Itália, ilha da Sicília), Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Polónia, Alemanha e Brasil.

Portugal

RANCHO FOLCLÓRICO DE S. PEDRO DE RATES | POVOA DE VARZIM

Fundado a 18 de Julho de 1970 na Vila  de S. Pedro de Rates do Concelho da Póvoa de Varzim, nasceu e cresceu à sombra do seu Mosteiro de Frades Bentos, do qual apenas resta a bela Igreja Românica do século XII, paradigma do românico em Portugal. Danças tituladas de Chulas, Malhões e Viras, com trajes de trabalho, lavradeira rica e pobre, ver a Deus, Romaria e Feira, representativos do século XX, utiliza instrumentos musicais como as concertinas, violas, bombos, ferrinhos e cavaquinhos. Tem percorrido Portugal de norte a sul, Açores e Madeira e a nível internacional, Luxemburgo, França, Córsega, Suíça e Espanha, atuou na RTP1 (Praça da Alegria). Em 2002 foi distinguido com a medalha de condecoração de grau prata da sua Freguesia de S. Pedro de Rates. Filiado na Fundação INATEL, sócio aderente da Federação do Folclore Português.