AFRICA DO SUL
AMA – ZEBRA FOLK DANCE ENSEMBLE
AMA-ZEBRA (Folklore Dance Ensemble), é membro de uma Organização Nacional, a Associação Sul-Africana de Feiras Tradicionais (SATFA), membro do CIOFF e FIDAF África do Sul nasceu no ano em que a África do Sul obteve o primeiro governo democrático liderado pelo Presidente Nelson Mandela. Nos últimos anos, o grupo oferece oportunidades para jovens sul-africanos que buscam artes criativas que vão desde a base até a excelência profissional. Constituído por de 30 artistas são todos multi-talentosos e originários de Ntuzuma a Região de Durban, no reino de Kwa-Zulu Natal. A sua primeira “tournée” internacional foi em Espanha e Portugal, desde então têm representado o seu país em festivais mundiais em vários países tais como o Reino Unido, Portugal, Espanha, Hungria, Alemanha, Taiwan, EUA, França, Eslováquia, Croácia e Itália.
ARGENTINA
BALLET FOLKLÓRICO LATINOAMERICANO SANTIAGO DEL ESTERO – BAFOLSE
A criação do Balé Folclórico Latino-Americano “Santiago del Estero”, resulta da convocatória dos bailarinos do curso superior de danças folclóricas Argentinas e Latino Americanas pelo governo distrital, para representar a sua região numa feira rural em Buenos Aires no ano de 1987. Conta com mais de uma centena de bailarinos e com elevada formação disciplinar, produção artística e projeção junto da comunidade. Importantes palcos nacionais e festivais mundiais de dança marcam uma trajetória de mais de trinta anos de compromisso com a dança. Foi distinguido com a Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura e foi declarada de Interesse Legislativo e Cultural, desde 2004 passou a funcionar, como Associação sem fins lucrativos e obteve personalidade jurídica com a denominação de BA.FO.L.SE.
BOLÍVIA
BALLET FOLKLÓRICO DE LA PAZ
O Ballet Folclórico de La Paz – BAFOPAZ foi criado em 2006. Durante estes anos BAFOPAZ atuou em quase todas as cidades da Bolívia e também em diferentes cidades do Chile, Peru, Equador, Colômbia, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Estados Unidos e Coréia do Sul, totalizando trinta e cinco viagens internacionais. Ganharam importantes prémios culturais no seu país, como o Prémio Plurinacional “Eduardo Abaroa”, do Ministério da Cultura da Bolívia e o Prémio Municipal “Melba Zárate”, do Município de La Paz. Em 2015 apresentou um espetáculo na sede da Unesco em Paris e após o seu regresso à Bolívia a Assembleia Legislativa Plurinacional atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural e foi ainda reconhecido com o Brasão de Armas do Município de La Paz, concedido pela Câmara Municipal da Cidade.
EQUADOR
GRUPO FOLKLÓRICO TUNGURAHUA
Fundado em 1970, conta com 22 turnês pela Europa, milhares de quilómetros percorridos, centenas de espectadores que vibraram com sua arte, milhares de palcos em todo o mundo. É uma referência patrimonial condecorada pelo Ilustre Município de Ambato, o Congresso Nacional, a Assembleia Nacional, a Casa da Cultura Equatoriana e múltiplos Organismos Internacionais. Tungurahua é uma arte viva, um museu permanente que mostra a cultura, a tradição, a alegria e a beleza dos homens e mulheres Tungurahua e Ambateña, é um patrimônio que se expõe ao mundo desde o Equador. Este projeto de 52 ANOS é um orgulho porque se conclui que o folclore aplicado à dança, música e coreografia resgata o conhecimento e a sabedoria.
GEORGIA
GEORGIAN FOLK DANCE GROUP “MARULA”
A Geórgia é um dos países mais antigos e bonitos do mundo, altas montanhas nevadas, belas águas de nascente, florestas densas e lindas com flores maravilhosas, também muito rico com sua antiga música e dança folclórica. Desde o início de sua fundação, o povo georgiano tentou defender o seu país dos invasores, enfrentando os seus inimigos com a espada e seus convidados com hospitalidade. As suas danças e cânticos folclóricos, mostram as tradições culturais de diferentes partes étnicas da Geórgia. Fundado em 1998, tendo como diretor o senhor Teimuraz Giorgadze, que por sua vez é solista do Balé Nacional da Geórgia. Já representou o seu país em vários Festivais Folclóricos Internacionais em diferentes países do mundo, tais como Ucrânia, Azerbaijão, Turquia, Lituânia e Polônia, Chipre, Espanha, Alemanha, Croácia, Espanha, França, Portugal, Finlândia.
MÉXICO
CONJUNTO FOLKLÓRICO MAGISTERIAL DE HIDALGO
O grupo de Hidalgo com mais longa carreira internacional, sob a direção de seu fundador, Prof. Alejandro Camacho González Este grupo está sediado na cidade de Tulancingo – Hidalgo – México e desde a sua fundação em 1980, pretende trazer para o palco os diferentes focos folclóricos. Atualmente esta Companhia conta com três grupos, infantis, juvenis e adultos, todos eles com projeção internacional, uma vez que têm participado em vários festivais organizados pelo CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos), onde têm obtido importantes reconhecimentos.
TAITI
HEI SHOW TAHITI ‘ORI
A dança taitiana conhecida como “‘Ori Tahiti” incorpora, por excelência, Identidade cultural taitiana. Quer se trate de dança Tradicional, música e percussão, falar em público “’Ōrero”, canções tradicionais (Hīmene) e figurinos, esta prática artística reúne modos de expressão as culturas mais fortes e vivas. A associação “Hei Show Tahiti ‘Ori” foi criada em 2010 pela Srta. Heilani TAMA. A associação é composta por uma escola de dança e um grupo de dança. A partilha da cultura, através de aulas de dança ou diferentes shows oferecidos pelo grupo, através do ‘Ori Tahiti é a ponta de lança da IES MOSTRE TAMURE. Cada um dos seus espetáculos é baseado nas lendas ou história de cada arquipélago, cada ilha, cada aldeia na Polinésia.
UCRÂNIA
POLTAVA ENSEMBLE OF SONG, MUSIC AND DANCE
As raízes ucranianas e canadienses do Grupo Poltava começaram em Regina, no Canadá, em 1922, com a formação de uma orquestra de cordas para crianças. Anos depois, o grupo adicionou dançarinos e cantores e formou o grupo Poltava Ensemble of Song, Music and dance. O grupo conta com cinquenta membros atuou a nível provincial, nacional e internacional, incluindo os festivais do CIOFF no Canadá, Walt Disney World (Flórida), Ucrânia, Espanha e Portugal. O seu repertório não só mostra a graça e a energia acrobática da dança ucraniana, mas também inclui a famosa música das várias culturas dentro e na fronteira com a Ucrânia. O resultado é uma experiência multicultural que celebra a beleza do espírito humano.
VENEZUELA
COMPAÑIA DE DANZAS BALLET SCORPIO
Grupo que nos chega do estado de portuguesa, na região centro ocidental da Venezuela, região muito rica e fértil onde a sua economia se baseia muito nos produtos agrícolas e pecuária, em especial a cana-de-açúcar, arroz, milho, café e algodão. Fundada em 1976, a escola dedicou-se a formar recursos artísticos juvenis, os quais recebem formação dos melhores coreógrafos na área do balé, jazz, flamengo, dança contemporânea e folclore. Com inúmeras atuações em todo o país, conta com presenças internacionais nos maiores festivais de folclore em países como, Itália, Espanha, México, EUA, Costa Rica, Reino Unido, Turquia e Portugal.
PORTUGAL
RANCHO FOLCLÓRICO CASA POVO BARBEITA
Fundado em 1959, reconhecido internacionalmente, com presenças nos mais reconhecidos festivais mundiais de folclore, integrados no CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais), tendo levado a cultura de Portugal a países como Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Hungria, Ilhas Canárias, Itália, Polónia, Suíça e Turquia. Organizador desde 1986 do Festival Internacional de Folclore “FOLKMONCAO – O MUNDO A DANÇAR”.
PORTUGAL
GRUPO FOLCLÓRICO DE COIMBRA
O Grupo Folclórico de Coimbra, foi fundado em janeiro de 1986. Um dos embaixadores das tradições da cidade de Coimbra e dos seus arrabaldes, num espaço temporal contido entre os finais do século XVIII e o começo do século XX, mas com especial incidência na segunda metade do século XIX, designadamente nas áreas do canto, da dança, do trajo e da doçaria. Forte intervenção na vida cultural da cidade de Coimbra, através da recuperação de Feiras de Doçaria, Cantares do Ciclo Natalício, Serões de Folclore, Serenatas Populares, Fogueiras de São João e São Pedro, na Alta de Coimbra. Participação em congressos, festas de associações humanitárias e de beneficência, bem como em festivais de folclore nacionais e internacionais. Representou Portugal e a cidade de Coimbra em países como: Brasil, Hungria, Espanha, França, Ilhas Canárias Egipto, Canadá e Lituânia. Membro efetivo da Federação do Folclore Português e Membro Associado do CIOFF Portugal.
PORTUGAL
RANCHO FOLCLÓRICO LAVRADEIRAS DE VILA FRANCA – VIANA DO CASTELO
Fundado em fevereiro de 1980, com a finalidade de fazer reviver e preservar os costumes, tradições, danças e cantares desta encantadora aldeia minhota, situada na margem esquerda do Rio Lima a escassos 8 km da Capital da Beleza e Rainha do Folclore – Viana do Castelo.
Sempre procurou este Grupo cantar, dançar e trajar conforme recolhas feitas e que são cópias, com destaque para os trajes femininos de Feira e Meia Senhora e masculinos de domingar e namorar. Participações e várias gravações para a rádio, R.T.P., Rede Globo e T.V. Galiza, nomeadamente programas de carácter cultural e divulgação regional, em festivais nacionais e internacionais em Inglaterra, Bélgica, Principado de Andorra, Espanha, Brasil, Holanda, Bélgica, Itália, França e Hungria.