Grupos 2017

Chile

BALLET FOLCLORICO MUNICIPAL DE RANCAGUA
Cidade – RANCAGUA

O Ballet Folclórico Municipal de Rancagua, foi fundado em Julho de 2008, com o apoio do Municipio de Rancagua. Têm como objectivo de aportar á comunidade rancagüina, chilena e internacional, de a reconhecer, entender, desenvolver e interpretar a dança folclórica chilena, contribuindo no panorama cultural, formativo-artístico da sociedade. Actualmente trabalha em conjunto com o Conselho Nacional da cultura e das artes da região de O’Higgins. Alejandro Cabezas Matus, é o director geral deste ballet, conhecido músico no país com grandes reconhecimentos, sendo director musical da Agrupación de Proyección Folclórica Rancagua e director geral do Grupo Wuayra, bem como delegado nacional da associação nacional de folclore Anfolchi do Chile. Christian Rebolledo Rioseco, destacado coreógrafo em dança, bailarino e produtor artístico com mais de 30 anos de trajectória no meio artístico. As actuações deste ballet estendem-se por todo o Chile, Argentina, Espanha, Portugal e outros.

México

COMPAÑIA MEXICANA DE DANZA FOLCLÓRICA
Cidade – México

A Companhia Mexicana de Danza Folklórica (CMDF) foi fundada em 2002, sob a direcção do maestro José Alfredo Soní Perusquía e a maestra Raquel Barroso Pérez. Oferece espectáculos artísticos que reflectem as tradições, alegria, paixão, o misticismo e o orgulho do povo mexicano. Como empresa cultural está constituída como sociedade civil com o nome de: sociedad cmdf mexicanos unidos por la danza s.c. Formada por 50 bailarinos, músicos, artistas plásticos y coreógrafos, dão movimento, som e cor ao passado e presente do seu país mediante espectáculos de alto nível artístico a nível nacional e internacional. Já representou o México em festivais tais como: Cuba, Peru, Canadá, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, Holanda, Inglaterra 2015, França, Espanha e Portugal.

Peru

ASSOCIACIÓN CULTURAL QHAASWA
Cidade – Lima

Qhaswa, palavra quechua que significa “Festa e Dança”, está formada por jovens profissionais especialistas nas artes vivas tradicionais do Peru, através de coreógrafos, bailarinos, músicos e artistas em geral com alta experiencia e reconhecimento nacional e internacional. Qhaswa Peru é uma associação cultural sem fins lucrativos atribuída pelo Ministério da Cultura e reconhecidos pelo congresso como artistas do folclore Peruano 2015. Fundada em Lima pelo seu director Daniel Aguilar Olaya y Bruno Lanfranco, em 2007. Destacar que o que diferencia a Qhaswa Peru é a juventude e experiencia dos seus integrantes, jovens artistas que, apesar da sua curta idade, já participaram em numerosos eventos, espectáculos folclóricos, em vários países tais como: EUA, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Colômbia, Paraguai, Espanha, França, Suíça, Itália e Portugal.

QUÉNIA

AFRICAN TUMBAS OF KENYA DANCERS
Cidade – Nairobi

African Tumbas, é um grupo poderoso de dançarinos, de músicos e de acrobatas, vindos da cidade de Nairobi capital do Quénia conhecida geralmente como a cidade do sol. Composto por 25 talentosos dançarinos, músicos e percussionistas. País com mais de 42 etnias diferentes, é a razão da distinção deste grupo que é o único composto de artistas das 42 tribos do Quénia. Executam danças e músicas de quase todo o país e outras partes da África. Os trajes originais eram tradicionalmente feitos de peles de animais domésticos como vaca, cabra, camelo e ovelha, mas também com o couro dos leões, leopardos e búfalos. Outro material utilizado o Kikoi tradicionalmente tecido á mão usado por homens jovens das tribos Mijikenda da província da cos

ta, bem como Kikwembe, material feito de pele de troncos secos, usado pela tribo Bukusu da província ocidental, plumas de avestruz, entre outros. Este grupo já actuou em todo o Quénia em toda a parte este de África, França, Portugal, Espanha e Itália.

Rússia

FOLK DANCE ENSEMBLE STANITSA
Cidade – Krasnodar

O conjunto “Stanitsa” foi criado em 1990. O seu reportório assenta nas tradições das danças nacionais dos cossacos de Kuban, descendentes dos cossacos Zaporozhe que se mudaram de Kuban no tempo da Imperatriz Catarina. Kuban está localizada nas montanhas do Cáucaso. Considerando realidades históricas, a cultura dos cossacos de Kuban incorporou culturas ucranianas, russas e do norte do Cáucaso. O grupo é formado por mais de 250 pessoas dos 7 aos 26 anos. Representou a Rússia na República Checa, Ucrânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Turquia, França, China, Espanha e Portugal.

Tailândia

KHOK KHON WITTHAYAKHOM SCHOOL DANCE GROUP
Cidade – Nong Khai

O grupo de dança Khok Khon Witthayakhom foi formado em 2005 na província de Nong Khai, nordeste da Tailândia. O grupo é famoso pelo folclore do Nordeste e pelo desempenho de instrumentos musicais do norte-oriental. A maioria dos membros do grupo são estudantes da escola secundária amantes do folclore. Este grupo já representou o seu país em imensos festivais internacionais de folclore e promoção turística em vários países sendo a primeira vez que se desloca a Portugal.

TAIWAN

YI – HUI DANCE THEATRE AND SÓNIA DANCE STUDIO
Cidade – Taipei

O grupo foi criado em 2004 com o nome original de Yihui Dance Theatre sendo alterado a partir de 2009 para YihuiDance Theatre, é composto por professores de dança e jovens extremamente interessados em dançar. O principal objectivo é promover a dança étnica chinesa e a dança tradicional taiwanesa. Para fazer com que mais pessoas compreendam o amor pela dança e para ampliar os horizontes de aprendizagem da mesma, encorajamos as pessoas a criarem uma maior imaginação e instruí-las nas práticas educacionais diárias. Em 2006 o grupo, a partir do tradicional, montou um programa combinado com dança e drama. O grupo já participou em vários festivais e é a primeira vez que se desloca a Portugal.

Portugal

RANCHO FOLCLORICO CASA POVO BARBEITA
Localidade – Monção

Fundado em 1959, completa 57 anos de existência. Reconhecido internacionalmente, com presenças nos mais reconhecidos festivais mundiais de folclore, integrados no CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais), tendo levado a cultura de Portugal a países como Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Hungria, Ilhas Canárias, Itália, Polónia, Suíça e Turquia. Organizador desde 1986 do Festival Internacional de Folclore “FOLKMONCAO”.

GRUPO FOLCLÓRICO CANCIONEIRO DE CANTANHEDE
Cidade – Cantanhede

O Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede foi fundadoem 26 de Junho de 1983 . Com um trabalho prestigiado e reconhecido que abarca, com profundidade, campos que vão do trajo á dança, passando pelos cantares religiosos, gastronomia, medicina caseira, artesanato, organizador do festival CIOFF “FOLKCantanhede–Semana Internacional de Folclore”, o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede divulgação público português e estrangeiro as tradições do povo gandarez e bairradino, com actuações nos maiores festivais de folclore em países como, Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Suíça, Inglaterra, Itália, Hungria, Holanda e Polónia.

YAKUTIA

FOLK DANCE ENSEMBLE KATALYK
Cidade – Maya

Fundado em 1979, este grupo usa as técnicas de coreografia para retratar a beleza espiritual das suas pessoas intrépidas, bem como promover a tradição Sakha, transmitem um entusiasmo espontâneo e fresco pela sua cultura e um orgulho em transmitir ao público a atmosfera da sua pátria. Foi distinguido com o título “Scholars of Folk Dance” em 1988 em Moscovo. Já representou o seu país em grandes festivais, em países como Canadá, Turquia, Hungria, Itália e Malta, Espanha e pela primeira vez este ano em Portugal.